Athletico e River Plate, que começam a decidir o título da Recopa, fazem um duelo com estratégias, virtudes e defeitos semelhantes. Os dois times buscam sempre controlar o jogo, com troca de passes, intensidade e velocidade. Porém, ambos podem sofrer justamente com a velocidade na marcação - o jogo de ida será nesta quarta, às 21h30, na Baixada.
Sem Thiago Heleno e Camacho, o Athletico terá Santos; Jonathan, Paulo André, Léo Pereira e Renan Lodi; Wellington, Bruno Guimarães e Lucho González; Nikão, Rony e Marco Ruben.
E o River, sem os machucados Quintero e Scocco, conta com Armani; Mayada, Martínez Quarta, Pinola e Casco; Enzo Pérez, De La Cruz (Zuculini), Palacios e Ignacio Fernández; Matías Suárez e Pratto.
Os dois times se destacam pela posse de bola. Segundo números da Conmebol, o River Plate é o time com a maior porcentagem de posse na Libertadores. A equipe argentina fica com a bola durante 62,5% do jogo. E o Athletico é o quarto colocado no quesito, com 58,7%.
E a posse de bola não é em vão. Ambos sabem o que fazer com ela. O Athletico, por exemplo, faz a transição principalmente com Renan Lodi, Bruno Guimarães e Lucho González. Eles aparecem constantemente no ataque e ajudam a servir Nikão, Rony e Marco Ruben na frente.
O River também mostra maturidade. Enzo Pérez tem muita qualidade na saída. Os três meias - De La Cruz, Palacios e Ignacio Fernández - pisam bastante na área. E Suárez e Pratto jogam mais avançados. E os laterais ainda sobem. Ou seja, o River ataca com seis ou até sete jogadores.
- Os dois times têm características muito parecidas, propõem uma forma de jogar e gostam de ter a bola. Mas uma das características de ambos é que, quando não têm a bola, querem recuperá-la rápido. Vai ser um jogo lindo de ver porque os dois times têm propostas mais ofensivas do que defensivas - analisa Lucho González, que tem passagem pelo River.
Escalações de Athletico e River Plate para a Recopa — Foto: GloboEsporte.com
Assim como as virtudes, Athletico e River também têm defeitos semelhantes. Com a troca de Thiago Heleno (afastado por doping) por Paulo André, a defesa rubro-negra perde em velocidade, principalmente pela direito. O River, mesmo com os zagueiros titulares, também sofre contra atacantes de velocidade - Rony pode tirar proveito.
Quem conseguir ficar com a bola deve levar vantagem - mesmo que pequena - no Athletico x River Plate. Os dois times têm muita qualidade no passe. Então, as marcações devem sofrer. Mas, mesmo com a bola, todo cuidado é pouco. Tanto Athletico quanto River sabem fazer a transição em questão de segundos. Qualquer erro deve custar caro.
O jogo de ida está marcado para 21h30 desta quarta, na Baixada. A volta será no dia 30, uma quinta, às 21h30, no Monumental de Nuñez. Empate no número de pontos e no saldo de gols leva a disputa para a prorrogação. Se a igualdade persistir, a decisão vai para os pênaltis.
- Partida de ida da Recopa
- Arena da Baixada, em Curitiba
- Quarta-feira, 22 de maio, 21h30
- Detalhes sobre ingressos - clique aqui
- Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
- Auxiliares: Alexander Guzman (COL) e John Alexander Leon (COL)
- Árbitro de vídeo: Daniel Fedorczuk (URU)