Os torcedores do Athletico e o próprio clube fizeram uma homenagem para o ex-atacante Sicupira, ídolo e maior artilheiro da história do Furacão, na partida contra o Bahia, neste domingo, na Arena da Baixada, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
Sicupira completou 75 anos na última sexta-feira, dia 10 de maio. Para celebrar a data, vários torcedores e torcedoras usaram bigodes postiços, uma das marcas registradas do artilheiro.
Além disso, o clube entregou duas placas comemorativas ao ex-jogador, uma delas com o bigode. Aos oito minutos de jogo, uma mensagem parabenizando Sicupira foi exibida no telão da Arena da Baixada.
Torcedoras usam bigode postiço para homenagear Sicupira na Baixada — Foto: Hedeson Alves/ Gazeta do Povo
Também teve torcedor que decidiu valorizar o bigode natural para lembrar o ídolo, caso do Henrique Garcia, supervisor de teleatendimento, que destacou a importância da homenagem para o ex-atacante:
– O Sicupira é, de longe, nosso maior ídolo. É o cara que fez história no clube. Tem outros aspirantes a ídolo, mas para batê-lo não tem ninguém. Deixei esse bigode para ele. Ele merece mais. Falta um pouco também do clube. A homenagem póstuma é ótima, mas em vida é melhor. O falecimento do Dirceu Krüger mostrou que a gente precisa valorizar mais nossos ídolos – disse o torcedor.
Henrique Garcia deixou o bigode para homenagem à Sicupira — Foto: Thiago Ribeiro
A ideia da homenagem surgiu no fim de abril, nas redes sociais, para que os atleticanos mudassem seu perfil no Twitter com uma foto de bigode e tuitarem com a hashtag #sicupira75, além de levar um bigode postiço na Baixada.
Sicupira entrou para a história do Furacão como o maior artilheiro da história do clube, com 154 gols, entre as décadas de 60 e 70. Sicupira é referência Rubro-Negra e também um nome da história do futebol brasileiro por ter sido parte do Botafogo de 1964, que tinha Nilton Santos, Gerson, Didi, Jairzinho, Zagallo e Garrincha.
– É um ídolo da torcida, um ídolo meu. Um cara que fez muito pelo Athletico. É tipo o Dirceu Krüger. O Coritiba teve o Krüger, o Athletico teve o Sicupira. Homenagens precisam ser feitas em vida, que nem fizeram com as duas taças do Paranaense – disse o torcedor Geraldo Souza, outro que homenageou Sicupira com o seu bigode natural.
Na última quinta-feira, Sicupira esteve entre os dois mil atleticanos que lotaram o setor de visitantes no estádio La Bombonera para acompanhar o jogo entre Boca x Athletico, pela Libertadores. O ídolo atleticano se juntou aos rubro-negros na arquibancada para acompanhar a última partida do Furacão na fase de grupos do torneio continental.
Em 2019, Barcímio Sicupira deu nome à primeira taça do Campeonato Paranaense, conquistada pelo Toledo, após vencer o Coritiba nos pênaltis.
Torcedor usa bigode postiço para homenagear Sicupira — Foto: Hedeson Alves/ Gazeta do Povo