SANTOS VENCE O CORINTHIANS !!!
Análise: Lucas Lima supera "solidão" para ditar ritmo do Santos em vitória no clássico
Camisa 10 do Peixe quebra a marcação corintiana, movimenta-se pelo campo todo e é o grande destaque da partida. Foco, agora, é a Libertadores
inquestionável a importância que Lucas Lima tem no esquema tático do Santos. Quando o camisa 10 está inspirado, é muito difícil parar o Peixe, ainda mais na Vila Belmiro. Não importa se o adversário é o líder do Campeonato Brasileiro, que ainda não havia perdido como visitante na competição e, até então, estava invicto em clássicos em 2017.
Sob a batuta do meia, o homem do jogo, o Santos venceu o Corinthians por 2 a 0 no último domingo, na Vila Belmiro, encurtou a vantagem do rival na liderança para nove pontos, além de ter encostado no vice-colocado Grêmio, que tem dois pontos a mais na tabela. A invencibilidade do Santos, contando todas as competições, já dura 16 partidas.
Desde o início do duelo, Lucas Lima já mostrava que estava querendo jogo. Mesmo sem muita ajuda de Alison e Renato, que focaram mais na recomposição defensiva para parar as investidas corintianas, ele fez de tudo:
- Voltou para buscar o jogo;
- Ajudou na saída de bola;
- Foi responsável por diversas oportunidades criadas pelo Santos;
- Sofreu várias faltas, amarelando diversos atletas do Corinthians;
- Foi o jogador mais participativo do clássico, estando em praticamente todos os lados do gramado.
Melhor em campo, o Santos soube como enfrentar o Corinthians e fez o rival provar de seu próprio veneno. No início do clássico, o Peixe se comportou como mandante: fez o abafa, pressionou e exigiu grandes intervenções de Cássio.
Depois, soube como anular Jô, principal jogador do Corinthians, que pouco encostou na bola, além de esperar o erro do adversário para colocar em prática a característica fundamental da equipe comandada pelo técnico Levir Culpi: o contra-ataque. Os dois gols do Peixe saíram dessa forma e, claro, ambos tiveram a participação de Lucas Lima.
No primeiro, o camisa 10 aproveitou corte errado de Pablo e mandou a bola para o fundo da rede, colocando o Peixe em vantagem no placar . Destaque, também, para Bruno Henrique. O atacante, um pouco sumido na etapa inicial, voltou do intervalo com comportamento diferente: ajudou na criação das jogadas e explorou a velocidade no lado esquerdo, infernizando a vida de Fagner.
Marcado por Ricardo Oliveira, o gol que decretou a vitória merece ser dividido com Victor Ferraz, Lucas Lima e Bruno Henrique. Mais uma vez na base do contra-ataque, o lateral aproveitou erro de passe de Jadson e acionou o meia. Com tranquilidade, ele esperou a passagem do ponta e colocou a bola na medida. O camisa 27, com apenas dois toques na bola, deixou o Pastor na cara do gol para definir o duelo .
Vale destacar a organização defensiva do Peixe contra o Corinthians. Mesmo sem David Braz, suspenso, e com a contusão de Gustavo Henrique logo no início, o setor, mais uma vez, não deixou a desejar. Passou mais uma partida sem tomar gol, muito também graças à atuação de Vanderlei, que fez pelo menos três defesas difíceis. Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Luiz Felipe e Zeca fizeram partida sólida.
Agora, é hora de virar a chave e focar na Libertadores. O momento não poderia ser melhor para isso. Nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), o Santos, em boa fase, começa a decidir sua vida na competição continental contra o Barcelona de Guayaquil, pelas quartas de final do torneio. Como disse Levir Culpi, a vitória sobre o Corinthians dá mostras de que o Peixe pode ir longe na competição continental.
FONTE:http://globoesporte.globo.com