A raposa cuidando do galinheiro!
"A raposa cuidando do galinheiro". A frase que titula esta matéria é amplamente usada, no meio político, do poder, das cortes, das delegacias etc, quando se delega a um dos corruptos ou contraventores a missão de cuidar daquilo que é a fonte de corrupção, de fraude ou de crime.
A frase também vem à baila quando se fica sabendo que a Justiça não funciona em caso de corrupção, rachadinhas, cursos, comissão de ética, assessores, secretários durante anos, onde corruptos ficam tranquilos como se nada tivesse acontecido.
"A nomeação da raposa é realizada por desconhecimento ou por parte de alguém que tem interesse. A raposa é voraz devoradora de galinhas. Se a ela for dada a missão de vigiar a porta do galinheiro, é evidente que vai devorar as galinhas, de forma dissimulada, fingindo-se de protetora" e amiga ..
No meio público e político, a metáfora é perfeita para a situação em que se nomeia alguém para um cargo - ou nele é mantido - em instituição pública ou partido em que "a raposa" atua em posição importante, ou ocupa função de confiança para levar as galinhas para o abate.
Foi justamente acompanhando história e relatos que vemos e observarmos as maiores manipulações de informações em meios públicos e de comunicação para beneficio de grupos no poder.
Bastou um eficiente trabalho analítico que constatamos que a raposa está em "lugar estratégico e bem sabido", levando as galinhas para o abate.
Att,
Marco Aurélio
Intagram/facebook @marcoaurélioi9