Após desistência do Villa Nova-MG, Paraná Clube estuda acionar a CBF para tentar vaga na Série D de 2023
Tricolor é o clube melhor ranqueado sem competição nacional. Federação mineira indicou o Patrocinense
O Paraná estuda pleitear uma vaga na Série D de 2023. A movimentação acontece após o Villa Nova-MG desistir de disputar a competição nesta quinta-feira.
O que foi apurado que o Tricolor avalia se possui argumentos para reinvidicar a sua participação no Brasileirão. A tendência é de que a formalização aconteça hoje.
A tese é do advogado Alessandro Kishino, conselheiro paranista e especialista na área - ele não é mais o responsável jurídico do clube. O principal argumento é de que o Paraná é o melhor ranqueado sem competição nacional.
Essa justicativa se baseia no artigo 103, do Regulamento Geral das Competições (RGC). O parágrafo 4º do texto diz que "nas competições realizadas e coordenadas pela CBF para as quais a classificação dos clubes decorra da colocação destes em competiões estaduais organizadas pelas Federações filiadas, inclusives torneios seletivos, caso algum clube desista ou não confirme sua participação, caberá à CBF a atribuição da vaga a um novo clube, valendo-se de critérios técnicos, isonômicos, equânimes e que privilegiem o fomento do futebol, podendo adotar o Ranking Nacional de Clubes (RNC) atualizado a atribuir a vaga para clube de outra Federação".
Para a temporada, o Paraná tem apenas a Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense como calendário. A competição tem início em 30 de abril.
Procurado pela reportagem, o presidente paranista Rubens Ferreira Silva não respondeu.
Fonte: https://ge.globo.com/pr
Por André Ribas e Guilherme Moreira — Curitiba