O que é Pix
No mês de fevereiro, o Banco Central do Brasil anunciou que lançaria, ainda em 2020, o Pix – um meio de pagamentos instantâneos que possibilitará transferências e pagamentos em tempo real. E, mais do que isso: gratuito para o usuário pessoa física – no Nubank, o Pix também será gratuito para pessoas jurídicas na conta PJ.
O Pix ainda não foi lançado, mas não está distante de chegar ao mercado: a partir do dia 5 de outubro, clientes das mais diversas instituições financeiras (inclusive o Nubank) poderão fazer o cadastro de suas chaves no Pix – uma forma de ter acesso a esse meio de pagamento. A partir do dia 16 de novembro, o Pix será oficialmente liberado para qualquer um utilizar.
Por se tratar de algo novo no mercado brasileiro e que deve mudar a forma como as pessoas usam dinheiro, fazem transferências e até usam outros meios de pagamento (como boletos, TEDs e DOCs), ainda existem muitas dúvidas sobre o que é o Pix e como ele funcionará.
Abaixo, entenda tudo o que já se sabe sobre esse novo meio de pagamento.
Fique por dentro das novidades do Pix e do Pix no Nubank
O que é Pix?
O Pix é um novo meio de pagamentos rápido e gratuito que facilitará a transferência de dinheiro entre pessoas, o pagamento de contas e até o recolhimento de impostos e taxas de serviços, entre outras possibilidades.
A grande diferença para outros modelos é a rapidez e a disponibilidade: enquanto hoje existem restrições de dias e horários para enviar quantias através de TED e DOC e realizar pagamentos de contas, o Pix permitirá que elas sejam realizadas 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo até feriados nacionais.
É importante dizer que uma característica do Pix é integrar todo o sistema bancário. Por isso, essas transações poderão acontecer entre instituições diferentes, independentemente do horário bancário.
Um exemplo: com Pix, será possível transferências entre diferentes instituições da mesma forma que se transfere entre contas do Nubank,
O Pix ainda não está em operação no Brasil. A partir do dia 16 de novembro, todas as pessoas que já tiverem cadastrado uma chave do Pix vão poder enviar e receber pagamentos e transferências.
E, vale dizer: o Pix poderá ser usado tanto por pessoas físicas quanto por estabelecimentos. Mais abaixo falaremos sobre as especificidades de cada um.
Fonte:https://blog.nubank.com.br/