Qual o melhor teste imunológico para a COVID-19?
Diante da evolução da pandemia da COVID-19 tem sido cada vez maior o interesse da população em saber se já se expôs ao novo coronavírus, uma vez que a maioria dos indivíduos passa pela infecção sem qualquer sintoma.
O melhor teste para se obter essa informação é o imunológico, pois diferentemente do RT-PCR que detecta diretamente o vírus e permanece positivo pelos poucos dias da infecção ativa, o imunológico é capaz de identificar os anticorpos criados pós exposição do indivíduo ao coronavírus SARS-COV-2, causador da COVID-19, que permanecerão presentes por muito mais tempo, provavelmente por toda a vida.
E você sabia que existem vários tipos de testes imunológicos para COVID-19 disponíveis nos laboratórios? E agora, qual escolher?
Para simplificar a explicação, podemos dividir os testes imunológicos para a COVID-19 em dois grandes grupos: os testes rápidos e os testes sorológicos.
Os rápidos possuem a vantagem de serem realizados sem a necessidade de qualquer equipamento com os resultados sendo liberados em questão de minutos e por esses motivos são muito usados em campanhas municipais e postos de saúde.
Os sorológicos necessitam de equipamentos analíticos, muitos de grande porte, sendo portanto obrigatoriamente realizados dentro do ambiente laboratorial e com resultados liberados num prazo um pouco maior mas apresentam desempenho analítico SUPERIOR aos testes rápidos, uma vez que são baseados em técnicas mundialmente reconhecidas como de excelência para diagnósticos imunológicos como, por exemplo, ELISA e quimioluminescência.
Diante dos fatos citados podemos entender que os dois tipos de testes imunológicos possuem sua importância, porém sugerimos que se o paciente puder escolher e não necessitar do resultado para poucos minutos após a coleta, ele escolha o teste sorológico devido a maior precisão deste procedimento.
Fonte:https://www.italab.com.br/